UML – Unified Modeling Language
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária. Não é uma metodologia de desenvolvimento!
Diagramas da UML
o
Diagramas estruturais
o Diagrama de objetos
o Diagrama de classes
o Diagrama de componentes
o Diagrama de instalação
o Diagrama de pacotes
o Diagrama de estrutura
o
Diagramas comportamentais
o Diagrama de caso de uso
o Diagrama de transição de estados
o Diagrama de atividade
o
Diagramas de interação
o Diagrama de sequência
o Diagrama de interatividade
o Diagrama de colaboração
o Diagrama de tempo
Diagrama de Classe
O diagrama de classes representa a
estrutura do sistema, recorrendo ao conceito de classe e suas relações. O
modelo de classes resulta de um processo de abstração onde são identificados os
objetos relevantes do sistema em estudo. Um objeto é uma ocorrência que tem
interesse para o sistema em estudo e que se pretende descrever no seu ambiente,
contendo identidade e comportamento. O comportamento de um objeto define o modo
como ele age e reage a estímulos externos e a identidade de um objeto é um
atributo que o distingue de todos os demais, sendo preservada quando o seu
estado muda. Um objeto não é mais do que uma instância da classe.
Perspectivas
Um diagrama de classes pode oferecer três
perspectivas, cada uma para um tipo de observador diferente. São elas:
o Representa os conceitos do domínio em estudo.
o Perspectiva destinada ao cliente.
o Tem foco nas principais interfaces da
arquitetura, nos principais métodos, e não como eles irão ser implementados.
o Perspectiva destinada as pessoas que não
precisam saber detalhes de desenvolvimento, tais como gerentes de projeto.
o Aborda vários detalhes de implementação, tais
como navegabilidade, tipo dos atributos, etc.
o Perspectiva destinada ao time de
desenvolvimento.
Diagrama de Caso de Uso
O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo
de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário
que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso
as principais funcionalidades de seu sistema.
Notação
O diagrama de Caso de Uso é representado por:
- atores;
- casos
de uso;
- relacionamentos
entre estes elementos.
Estes relacionamentos
podem ser:
- associações
entre atores e casos de uso;
- generalizações entre os atores;
- generalizações,
extends e includes entre os casos de uso.
casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um
retângulo que representa os limites do sistema.
Diagrama de Sequência
Consiste em um diagrama que tem o objetivo de
mostrar como as mensagens entre os objetos são trocadas no decorrer do tempo
para a realização de uma operação.
Em um diagrama de seqüência, os seguintes
elementos podem ser encontrados:
- Linhas
verticais representando o tempo de vida de um objeto (lifeline);
- Estas
linhas verticais são preenchidas por barras verticais que indicam
exatamente quando um objeto passou a existir. Quando um objeto desaparece,
existe um "X" na parte inferior da barra;
- Linhas
horizontais ou diagonais representando mensagens trocadas entre objetos.
Estas linhas são acompanhadas de um rótulo que contém o nome da mensagem
e, opcionalmente, os parâmetros da mesma. Observe que também podem existir
mensagens enviadas para o mesmo objeto, representando uma iteração;
- Uma
condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por
colchetes;
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